8 Coisas Você Não Sabia Sobre Lhamas

O que realmente conhece sobre este animal sulamericano? Veja abaixo quantos acerta!

Muita gente desacredita quando ouve que tem lhama no Brasil! A maioria so conhece no zoológico ou em fotos que vê dos Andes, mas nunca interagiu nem sabe muito sobre ela. Por mais exótico que parece, esse animal é sim doméstico, igual cavalo ou ovelha. Inclusive, é um animal domestico bem popular em varios paises no mundo inteiro.

Na nossa missão de trazer mais informações sobre esse animal incrível para a população brasileira, trazemos hoje 8 fatos interessantes que você provavelmente não sabia sobre lhama, sua história, sua natureza e mais.

1. Lhama é animal doméstico

A lhama foi domesticada quase 5.000 anos atrás na região dos Andes, sendo um dos animais domésticos mais antigos do mundo. Junto com alpacas, são os únicos animais domésticos nativos das Américas. No Brasil, lhama é reconhecida como animal doméstico pelo IBAMA, igual cavalo.

2. Não existe lhama silvestre

Não se encontra lhama silvestre em lugar nenhum; como animal doméstico, são criadas por humanos, normalmente para produçao de lã ou como besta de carga. O parente silvestre mais próximo da lhama é o guanaco, camelid nativo da América do Sul considerado o ancestral da lhama.

3. Lhama é parente do camelo

Lhamas e alpacas, junto com seus primos silvestres – guanacos e vicuñas – são da família genética Camelidae. Outros membros dessa família são os dromedários e camelos, ambos animais domésticos encontrados nos desertos da África e Ásia.

4. Lhama vive em clima extremos

Na cordilheira dos Andes, a terra nativa da lhama, as temperaturas vão ao extremo, chegando a 50 graus no meio-dia do verão e a -20 graus na madrugada do inverno. Devido a isso, são animais extremamente versáteis e resistentes, adaptando facilmente a qualquer clima.

5. Tem lhama no mundo inteiro

Em 2002, tinha mais de 150.000 lhamas somente nos Estados Unidos! Desde as praias da Flórida até os desertos da Arizona e as montanhas de Colorado, tem muita lhama nos EUA! Também podem ser encontradas na Europa, Austrália, e claro, no Brasil.

Lhamaste_2_crop

6. Lhama tem baixo impacto ambiental

Por ter um pé macio igual de cachorro, a lhama não compacta o solo quando anda. Ela não tem doença endémica e tem 90% menos impacto ambiental do que cavalo. Por isso, por lei é permitida ela entrar em ecossistemas frágeis onde cavalo é proibido, como em Parques Nacionais nos EUA.

7. Lhama é um animal de carga

Até a chegada dos europeus nas Américas, não existia cavalo aqui. Por isso nos Andes, a lhama foi criada através de seleção genética para carregar peso (até ~30kg) Foi a chave do sucesso do império Inca, pois possibilitava transporte de bens por longas distâncias e terras de difícil acesso.

8. Lhama é mansa e muito inteligente

Por milhares de anos, a lhama vem sendo companheiro e ativo valioso dos humanos da América do Sul, prezada pela sua inteligência, capacidade de carregar peso, adaptabilidade e disposição calma. Hoje em dia, serve também de animal de terapia, apoio emocional, e claro, de amigo!

Quer conhecer lhamas pessoalmente na Chapada dos Veadeiros? Venha se hospedar no Paradise Ranch!

Somos os primeiros e únicos criadores de lhama na região da Chapada dos Veadeiros. Além de lhama, no nosso rancho temos cavalos, pôneis, cabras, coelhos e mais. Ficamos apenas 200km de Brasilia. Venha experienciar uma estadia incrível conosco!

Nossa Hospedagem

×